Atualizado pela última vez em 18 de novembro de 2020
Tudo bem, você pode finalmente admitir. Já se passaram dois meses desde que você viu o interior do ginásio. Ficar doente, crise familiar, horas extras no trabalho e papéis escolares que precisavam ser concluídos impediam você de se exercitar. Agora, a pergunta é: como você começa de novo? Uma vez que você tenha o hábito de fazer exercícios, ele se torna automático. Você apenas vai para a academia, não há força envolvida. Mas depois de um mês, dois meses ou possivelmente um ano de folga, pode ser difícil começar de novo. Aqui estão algumas dicas para voltar a subir na esteira depois de cair.
- Não quebre o hábito - A maneira mais fácil de manter as coisas funcionando é simplesmente não parar. Evite longas pausas nos exercícios ou reconstruir o hábito exigirá algum esforço. Este conselho pode ser um pouco tarde demais para algumas pessoas. Mas se você tem o hábito de fazer exercícios, não o abandone ao primeiro sinal de problema.
- A recompensa aparece - Woody Allen disse uma vez: “Metade da vida é aparecer." Eu diria que 90% de criar um hábito é apenas fazer um esforço para chegar lá. Você pode se preocupar com seu peso, a quantidade de voltas que você dá ou a quantidade de supino depois.
- Comprometa-se por trinta dias - comprometa-se a ir todos os dias (mesmo que apenas por 20 minutos) por um mês. Isso solidificará o hábito de exercícios. Ao assumir um compromisso, você também tira a pressão nas primeiras semanas antes de decidir se deseja ir.
- Torne-o divertido - Se você não se diverte na academia, vai ser difícil manter esse hábito. Existem milhares de maneiras de mover seu corpo e se exercitar, então não desista se decidiu que levantar pesos ou fazer abdominais não é para você. Muitos centros de fitness grandes oferecem uma variedade de programas que podem se adequar ao seu gosto.
- Programação durante os horários de silêncio - Não coloque o tempo de exercício em um lugar onde ele será facilmente pressionado aparte por algo mais importante. Logo após o trabalho ou na primeira hora da manhã são muitas vezes bons lugares para colocá-lo. Os treinos na hora do almoço podem ser muito fáceis de pular se as demandas de trabalho começarem a aumentar.
- Arrume um amigo - chame um amigo para acompanhá-lo. Ter um aspecto social para se exercitar pode aumentar seu compromisso com o hábito de fazer exercícios.
- X Sua agenda - Uma pessoa que conheço tem o hábito de desenhar um “X” vermelho em qualquer dia do calendário em que ele vai à academia. A vantagem disso é que mostra rapidamente quanto tempo se passou desde que você foi à academia. Manter uma quantidade constante de Xs em sua agenda é uma maneira fácil de se motivar.
- Prazer antes do esforço - Depois de terminar qualquer exercício, pergunte a si mesmo quais partes você gostou e quais partes que você não fez. Como regra, os aspectos agradáveis do seu treino serão realizados e o resto será evitado. Ao se concentrar em como você pode tornar os treinos mais agradáveis, você pode ter certeza de que deseja continuar a ir à academia.
- Crie um ritual - sua rotina de treino deve se tornar tão arraigada que torna-se um ritual. Isso significa que a hora do dia, o local ou a deixa automaticamente faz com que você pegue sua bolsa e saia. Se os seus tempos de treino forem completamente aleatórios, será mais difícil se beneficiar do ímpeto de um ritual.
- Alívio do estresse - O que você faz quando está estressado? Provavelmente, ele não está funcionando. Mas os exercícios podem ser uma ótima maneira de aliviar o estresse, liberando endorfina que vai melhorar seu humor. Na próxima vez que você se sentir estressado ou cansado, tente fazer um exercício de que goste. Quando o alívio do estresse está associado ao exercício, é fácil recuperar o hábito, mesmo depois de uma licença.
- Avalie o condicionamento físico - o peso nem sempre é o melhor número para monitorar. O aumento no músculo pode compensar as diminuições na gordura, então a escala não muda, mesmo se seu corpo estiver. Mas melhorias no condicionamento físico são uma ótima maneira de se manter motivado. Registrar números simples, como o número de flexões, abdominais ou velocidade que você pode correr pode ajudá-lo a ver que o exercício está deixando você mais forte e mais rápido.
- Hábitos primeiro, equipamento depois - Equipamentos sofisticados não criam o hábito de exercícios. Apesar disso, algumas pessoas ainda acreditam que comprar uma máquina de mil dólares compensará sua inatividade. Não vai. Comece a construir o hábito de exercícios primeiro, só depois você deve se preocupar em ter uma academia pessoal.
- Isole sua fraqueza - Se cair da carrocinha de exercícios é uma ocorrência comum para você, descubra para fora por quê. Você não gosta de se exercitar? É falta de tempo? É se sentir constrangido na academia? É uma falta de know-how de fitness? Assim que puder isolar sua fraqueza, você poderá tomar medidas para melhorar a situação.
- Comece devagar - Tentar correr quinze milhas em seu primeiro treino não é uma boa maneira de construa um hábito. Trabalhe abaixo de sua capacidade nas primeiras semanas para criar o hábito. Caso contrário, você pode se assustar após um treino brutal.
- Faça você mesmo, não impressionar - ir à academia com o único objetivo de ter uma ótima aparência é como começar um negócio com apenas o objetivo de ganhar dinheiro. O esforço não pode justificar os resultados. Mas se você vai à academia para se esforçar, ganhar energia e se divertir, pode continuar mesmo quando os resultados são lentos.